Telemetria para gestão de caminhões e frotas

O que é telemetria para gestão de frota, caminhoes e rastreamento veicular ?

Telemetria
é um processo automatizado de coleta e envio de dados a partir de pontos remotos e/ ou móveis, em que se torna inviável por meio de cabos.

Os dados são transmitidos para uma central, a partir da qual se tem acesso às informações e uma série de controles que podem ser usados, inclusive, para interagir remotamente com o dispositivo.

Telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas. A palavra é de origem Grega onde tele = remoto e metron = medida. Sistemas que necessitam de instruções e dados enviados a eles para que sejam operados, requerem o correspondente a telemetria, ou telecomando.

É um sistema de monitoramento com diversas aplicações, muito falada nas corridas como Fórmula 1, Dragsters e qualquer outro tipo de desportos automobilistico, também é muito usada em indústrias de monitoramento, normalmente funciona via transmissão cabeada até 30 metros ou sem fio (sinal de rádio), daí o nome telemetria. Em muitos lugares tem o uso em conjunto do Datalog que é a função de gravar um periodo de tempo da leitura dos canais da telemetria. O sistema também é utilizado para recolhimento de dados meteorológicos.

Rastreamento e monitoramento de frota X Telemetria veicular

Podemos dizer que a função básica dos sistemas de rastreamento e monitoramento veicular é a de localizar veículos. Assim, a sua utilização geralmente está associada à necessidade da proteção e prevenção contra casos de furtos e de roubos, assim como o controle e gestão dos condutores.

Já a telemetria pode ser considerada uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo, por utilizar um conjunto mais sofisticado de equipamentos, além de incorporar as funções presentes nos sistemas convencionais de rastreamento.

Isso é possível porque os equipamentos de telemetria são ligados aos diversos sistemas do veículo, possibilitando a coleta dos dados da sua localização e deslocamento, além de informações precisas sobre utilização e o funcionamento do veículo, como a rotação do motor, tempo de frenagem, utilização da embreagem, entre outros.

A telemetria é uma grande aliada das transportadoras, empresas de ônibus e vans, entre outros. Isso porque as informações relativas à condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento. Através da telemetria é possível identificar e corrigir hábitos dos motoristas, elencando as situações que possam expor o veículo, a carga e o próprio condutor a riscos, resultando no desempenho otimizado de cada veículo. Ainda, a telemetria posssibilita também a enumerar e qualificar os comportamentos críticos de condução e utilização da frota de veículos, a fim de proporcionar benefícios como:
  • Redução de acidentes e consequentemente ações judiciais;
  • Redução dos custos operacionais (como manutenção e combustível);
  • Aumento da qualidade do nível de serviço prestado;
  • Aumento de receita.
  •  

Identificador RFID para funcionários / motoristas

Possibilitamos dar ou negar permissão à ignição e/ou porta de "baú e porta malas" ao condutor do veículo rastreado, remotamente.
Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification") é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

Sensor de temperatura

Possibilita monitorar a temperatura da carga e também do motor. Além de previnir superaquecimentos de motor, este recurso é muito vantajoso para veículos com "baú frigorífico", por monitorar a temperatura de mercadorias perecíveis.

Controle de kilometragem

Acompanhamento real do controle de velocidade via internet, identificando se o tacógrafo ou o velocímetro foram desligados.

Controle de velocidade

Programação do controle mínimo e máximo de velocidade, atuando através de redutor de velocidade sobre o veículo quando ultrapassados os valores estabelecidos.

Controle de RPM

Permite controlar e atuar quando ultrapassados os valores estabelecidos possibilitando assim avaliar a dirigibilidade econômica e, por consequência, reduzir o consumo de combustível, desgaste de peças e aquecimento do motor.

Identificação de banguela

Dirigir "na banguela" (deixar a marcha em ponto morto) é uma prática responsável por grande parte dos acidentes em descidas. Esse ato deixa as peças superaquecidas e o óleo resfriado o que compromete o desempenho dos freios e a estabilidade do veículo, facilitando perigos como aquaplanagem. O nosso controle de banguela inibe essa direção negligente, cuidando da segurança do condutor e o bem móvel, reduzindo acidentes e desgaste de peças.

Identificação de chuva

Sensor para identifica a condução do veículo em pista molhada. Atuando através de redutor de velocidade, é possível configurar parâmetros de velocidade mais seguros especificamente para este caso, além dos estabelecidos para o caso de pista seca.

Freadas / Frenagem e aceleração brusca

Permite configurar os limites de freada e aceleração de acordo com cada tipo de veículo, identifica acelerações desnecessárias com o veículo parado, o que traduz-se em maior segurança do veículo e condutor e mais tranquilidade para o seu bolso.

Controle de abastecimento

Informa o volume do combustível no tanque. O controle de abastecimento é um forte aliado na hora de de evitar fraudes ou roubos de combustível.

Controle de embreagem

Identifica se o condutor faz mal uso da embreagem o que resulta em desgastes desnecessários e excessivos do equipamento. O controle de embreagem ajuda reduzir custos com manutenção e substituição de peças.

Controle de pressão do óleo

Informa se o bem está sendo conduzindo com o óleo abaixo ou acima do nível ou a pressões inadequadas.
 

Aumento de produtividade

É possível que o gestor pré-estabeleça as rotas dos veículos e os pontos de controle, evitando trajetos desnecessários.
O acompanhamento constante do desempenho dos componentes do veículo permite identificar iminentes falhas, possibilitando ações preventivas, consideravelmente mais baratas que as corretivas.
O monitoramento do desempenho e comportamento dos motoristas auxilia na avaliação individual desses colaboradores. Também se pode identificar a necessidade de realizar ações educacionais e treinamentos, através dos seus hábitos e estilo de direção.

Redução de custos e sinistralidade da frota

Outro aspecto deste acompanhamento é que condutores monitorados se sentem menos à vontade para saírem do comportamento que é esperado deles, mantendo-se dentro da velocidade permitida na via e não se desviando das rotas pré-determinadas, correndo menos riscos ao longo do seu trajeto. Isso reduz a sinistralidade e os gastos relacionados a ela, minimiza a ociosidade de motoristas que aguardam a manutenção dos veículos e melhora a eficiência operacional desta frota de maneira geral.

Mais segurança para sua frota de caminhões, ônibus e vans

Muitas vezes, sistemas de rastreamento e monitoramento veicular são utilizados apenas como uma atitude preventiva. Por esta razão, veículos de frotas costumam exibir avisos mostrando que são monitorados, o que é bastante efetivo para inibir a ação de criminosos e reduzir a incidência de roubos e furtos.
 
E não apenas isso: no caso de um veículo extraviado, o rastreamento indica precisamente a sua localização, facilitando a sua recuperação com o apoio e a orientação da polícia.
 
Mas é na telemetria que se tem a maior proteção contra a criminalidade para frotas corporativas. Sistemas de telemetria possibilitam não apenas a coleta de dados detalhados sobre o veículo, seu funcionamento e posição geográfica, mas também permite a interação do gestor, que pode travar as portas, interromper o funcionamento do motor e até mesmo se comunicar remotamente com as pessoas no interior do veículo.

Buscando uma empresa de rastreamento veicular e de gestão de frota especializada ? Fale conosco !
Probase - Gestão de segurança via satélite Todos os direitos reservados a Probase.
Reprodução proibida sem prévia autorização.
Desenvolvido por Agência Dix - Criação de sites, lojas online e marketing
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads